domingo, 12 de dezembro de 2010

I Olimpíada de Conhecimentos Gerais da Ordem DeMolay












     Uma das grandes causas da Ordem DeMolay é a defesa das escolas públicas, pois acreditamos que elas são um dos alicerces da grandeza de nosso país e que só através do bom funcionamento destas construiremos um país mais democrático, com maior liberdade de pensamento e consequentemente com uma melhor qualidade de vida.
     Tendo em vista a defesa deste glorioso baluarte de nossa ordem, o capítulo Príncipe do Seridó Nº004 da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil promoveu durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro a I Olimpíada de Conhecimentos Gerais da Ordem DeMolay na cidade de Caicó, que abrangeu todos os alunos da rede pública de ensino do município à nível de 9º ano do ensino fundamental e que teve por objetivo a criação de um maior hábito de estudo entre os seus competidores, além de propiciar à alguns destes uma melhor formação acadêmica e intelectual através das premiações da olimpíada que são voltadas a educação.
     A Olimpíada foi realizada em duas etapas, sendo a primeira executada internamente em cada uma das escolas que aderiram à olimpíada e ficando a cargo de seus diretores o critério de escolha dois alunos que representariam a escola na segunda etapa da olimpíada.
     A segunda etapa foi efetuado por um comitê organizador composto por DeMolays e membros do conselho consultivo, além de alguns professores que ajudaram na confecção das provas. Esta etapa contou com a participação de 35 alunos, sem incluir os remanescentes que não compareceram no dia estipulado para a realização das provas desta segunda etapa, 05 de dezembro, que foram aplicadas nas dependências internas do Colégio Universitário de Caicó - CUCA. Para tanto, foram agraciados, com as premiações ofertadas pela olimpíada, os alunos Francisco Lúcio da E.E. Zuza Januário, Everton Diniz da E.M. Profª Maria Bernadete Marques Souza Ginane e Aline Kelly da E.E. Zuza Januário, sendo respectivamente, o 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) colocados.
     O desfecho da olimpíada aconteceu neste último sábado, 11 de dezembro, na loja maçônica Trabalho e Fraternidade, sendo fundamentado por uma Sessão Solene que oficializou a entrega das premiações, ficando o primeiro colocado com a bolsa no Colégio Diocesano Seridoense - CDS, o segundo com uma bolsa no Colégio Universitário de Caicó - CUCA e o terceiro com um dos cursos profissionalizantes da Microlins; vale ressaltar que a escolha das premiações partiu dos ganhadores da olimpíada e que ambas as bolsas são integrais, totalmente subsidiadas pelo capítulo entre outros parceiros que contribuíram com a olimpíada. Na sessão se fizeram presentes diversas autoridades do meio educacional da cidade, maçons, DeMolays, convidados, entre outros, além do tio Wager Lopes, Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay para o Rio Grande do Norte. Durante a sessão foram apresentadas a cerimônia de apresentação da Ordem DeMolay, a Cerimônia das Luzes, a Cerimônia das 9 horas, além de uma pequena esquete da CIA de teatro Arte&Vida cujo tema tratava das escolas públicas na atualidade.  Por fim deu-se a entrega das premiações da I Olimpíada de Conhecimentos Gerais da Ordem DeMolay e durante a palavra ao bem da ordem destacou-se principalmente a importância da iniciativa do capítulo e também de sua continuação, também se sobressaiu durante a palavra ao bem da ordem a importância da família no mérito alcançado pelos ganhadores da olimpíada e homenageados da sessão. Após a formalidade seguiu-se um coquetel de confraternização no salão de banquetes da mesma loja.