Foto: Procissão de Encerramento da Festa de Sant´ana 2010. |
Na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, a cidade de Caicó começará a vivenciar a 263ª Festa de sua padroeira. Um evento realizado anualmente, sempre no final do mês de julho. A Festa de Sant´ana de Caicó é considerada o maior evento sócio-religioso do interior do Rio Grande do Norte e em 2010 foi considerada patrimônio imaterial do Brasil, pelo IPHAN.
O culto a Santa Ana foi aprovado pelo Papa Urbano VI em 1378 e chegou ao Brasil pelos portugueses. Santa Ana foi casada com São Joaquim e tiveram uma filha chamada Maria, que futuramente seria a mãe de Jesus. Ou seja, Santa Ana é avó de Jesus Cristo.
O culto a Santa Ana foi um marco importante para a criação da nossa cidade, a sétima maior cidade do Rio Grande do Norte. Contam-se várias lendas sobre a origem da cidade, porém todas citam um vaqueiro português que, à procura de água para o seu gado durante uma seca, se deparou com um touro bravo de feições míticas. Aflito diante de tal situação, o vaqueiro fez uma promessa a Sant'Ana: se conseguisse escapar do touro e encontrar água, construiria uma capela em sua homenagem. Então, nesse momento, o touro dasapareceu e logo o vaqueiro encontrou um poço, o qual, segundo relatos, nunca secou. Diante disso, contou o episódio aos amigos, que iniciaram a construção da capela, marco inicial do povoamento de Caicó. [fonte: Wikipédia.com]
No ano de 1748 foi criada a freguesia da Gloriosa Santa´Ana do Seridó. No dia 26 de julho do mesmo ano, dia de Santa´Ana e São Joaquim, foi erguido um Cruzeiro pelo padre Francisco Alves Maia, iniciando-se a construção da atual Catedral de Sant´Ana. O local escolhido foi uma planície, já que o terreno da antiga capela de Sant´Ana (ruínas do Forte do Cuó, próximo ao Hospital Tiago Dias) do Sítio Penedo era de difícil acesso por ser uma área muito pedregosa e acidentada. Como Padroeira dos Sertões potiguar e paraibano, Sant´Ana tem inspirado grande fé no povo, a ponto de ser considerada pelos seus devotos, seu elo entre Deus e a salvação. [fonte: site oficial da Festa de Sant´ana]
Além de um momento religioso, a Festa de Sant´ana, também reúne muitos turistas e caicoenses que residem em outras regiões do Brasil.