Para ter acesso a universidade, todos os interessados devem realizar o cadastro no site www.universidade.demolaybrasil.org.br e efetuar matrícula em um dos cursos disponíveis no calendário de webinários (seminários via web), palestras ou através do DeMolay Telepresença, o recurso que aproximará o Supremo Conselho ainda mais dos Grandes Conselhos e Capítulos. Os dois primeiros cursos já estão liberados, com 50 vagas cada: Planejando com Eficiência as Atividades Capitulares e Treinamento para Novos Membros, ambos com início no próximo dia 05 de setembro.
Os cursos ministrados pelo Supremo Conselho serão inteiramente gratuitos e, em um primeiro momento, relacionados a temas como Ritualística, Gestão Capitular, Liderança, Secretaria e Tesouraria e Gestão do Grande Conselho Estadual, porém a perspectiva é que novas áreas sejam disponibilizadas em breve. “Queremos firmar convênios com outras instituições para permitir cursos profissionalizantes e até pós-graduação”, afirma o Grande Mestre Nacional – GMN -, Ederson Velasquez.
Segundo ele, a “Universidade DeMolay é uma maneira do Supremo Conselho estar mais perto dos jovens DeMolays e das lideranças adultas da Ordem”. A proposta busca também reduzir a distância física que impede que o SCODRFB esteja presente em diversos eventos. “Com o DeMolay Telepresença, será possível participarmos de mais de um Congresso no mesmo final de semana”, destaca Velasquez.
DeMolay Telepresença
A ferramenta de cursos utilizando webcam, áudio e slides será uma das grandes inovações da Universidade DeMolay para permitir que membros da Ordem DeMolay de diversas partes do Brasil participem e interajam com o palestrante. “Ao utilizar o DeMolay Telepresença, é como se estivéssemos nos eventos, bastando apenas o acesso à internet para que aprendermos uns com os outros”, indica o Grande Mestre Nacional.
O recurso, entretanto, apresenta a limitação técnica de conexão ADSL com velocidade mínima de 1 Mb. “Testamos com outros tipos de internet, porém a qualidade não foi satisfatória. Queremos sempre disponibilizar o que há de melhor no mercado para os membros da Ordem”, completa Velasquez.
O DeMolay Telepresença também estará disponível para que Grandes Conselhos ministrem cursos e façam reuniões com membros das administrações estaduais ou regionais. “Estarão disponíveis pacotes de oito horas mensais por R$ 50 para aqueles que desejem utilizar o recurso nas jurisdições”, comenta o GMN.
Outras informações podem ser encontradas no site da Universidade DeMolay ou nas redes sociais com perfil do novo projeto: www.twitter.com/UniversidadeDM ou www.facebook.com/UniversidadeDM.
Fonte: SCODRFB