Já fomos chamados de quase tudo, quem nunca ouviu as seguintes frases: "-- Esses jovens de hoje são uma vergonha!", "-- Esses jovens de hoje não querem nada com a vida!", "--Esses jovens de hoje só querem saber desse tal de videogame!", "...escutar Funk...não querem estudar....não fazem nada...Na minha época? Ahh se nos meus 15 anos tivesse tudo isso que tem hoje!"
A verdade é que o pensamento dos jovens é o reflexo daquilo que nos é ensinado desde pequeno somados com o temperamento explosivo, questionador e rebelde proveniente da idade.
A comparação mais comum é feita com os tempos de Ditadura Militar, onde havia uma grande manifestação estudantil. Contudo, esta comparação é absurda, a sociedade brasileira e até mesmo mundial mudou. Não vivemos mais em um mundo cheio de tensões políticas.
Além disso, o dinamismo da vida cotidiana mudou. Há cerca de 10 anos atrás era muito comum ouvir adultos que trabalhavam dia e noite para sustentar seus lares ao serem convidados para uma festa, para ir a praia ou algo do gênero, dizerem: -- Ah, não vai dar, estou sem tempo. Hoje, temos crianças que já não possuem tempo. Somos entupidos com atividades desde o momento em que colocamos os pés na escola.
É judo, natação, curso de inglês, curso de espanhol, aula de música, aula de redação, aula de teatro, depois: cursinho, cursinho, cursinho, cursinho, cursinho, cursinho, até passar na faculdade. Honestamente, após fazer infinitas coisas, quem é que vai querer chegar em casa a noite, ligar a TV e assistir Jornal Nacional?
A maioria dos jovens não. Mas existe uma pequena parcela de jovens que escolhem manifestar-se de diferentes formas. Utilizando os artifícios da modernidade em seu benefício para expandir suas idéias. Muitos utilizam deste meio, os Blogs, outros utilizam os sites de relacionamento como o Orkut. O fato é: Não recebemos o devido apoio. Na maioria das coisas que fazemos somos vistos com desconfiança, sem credibilidade. Então eu pergunto, se não apóiam, por que nos cobram?
Encerro meu post, com uma citação de um texto que eu li deve fazer uns 3 anos em uma prova do vestibular da UERJ: "Os jovens da atualidade não são diferentes dos jovens de outras épocas, aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do passado, a diferença não está no grau e sim na forma. Não muda o caminho, muda a forma de caminhar." - Luis de La Mora.
Texto de Guilherme Areias
Fonte: Nada a Ver . Com!