segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como destruir um Capítulo: Onze Regras Fáceis - Os Pontos Negativos*

Essa semana enquanto arrumava papeis velhos do Cursinho acabei encontrando um antigo texto distribuído lá e resolvi dar uma adaptada para publicar enquanto preparo o texto do próximo episódio. Segue para reflexão.
Será que estamos atentos? Pontos importantes que devem ser observados de perto para que seu Capítulo e Irmãos tenham um desenvolvimento progressivo.
E, por favor, não siga esta lista.

  1. Comece a dar o pior tratamento aos seus Irmãos. Assim, quando o Capítulo se reunir, eles acreditarão que o ambiente é muito desagradável e não tem o que fazer ali.
  2. Quando marcarem reunião para um horário, ache graça. Chegue uma hora depois, afinal nenhuma reunião DeMolay começa na hora mesmo.
  3. Nunca lhe dê qualquer orientação ritualística. Deixe que ele aprenda por si só, se quiser, o ritual não é importante mesmo.
  4. Não crie comissões, grupos de estudo, tampouco realize debates e palestras. Cada um tem que aprender a jogar suas responsabilidades sobre os outros.
  5. Não se preocupe com a frequência dos membros na reunião. Assim ninguém ficará muito chocado ou sentirá faalta quando o Capítulo fechar logo mais.
  6. Não faça campanhas de arrecadação de fundos ou doações filantrópicas. Não deixe que o Tesoureiro trabalhe. Por que fazer filantropia se há tantas outras coisas a fazer?
  7. Distribua prêmios e honrarias para tudo e para todos. A vaidade é mais valiosa que o sucesso do trabalho mesmo.
  8. Dissemine a discórdia, não procure resolver impasses quando eles surgirem. Afinal isso é para os fracos, essas coisas se resolvem na raça.
  9. Quando problemas sérios ocorrerem, diga que homem que é homem resolve disputa na porrada. Então marque com todo mundo e veja quem é o mais forte.
  10. Incentive a disputa no seu Capítulo. Compare realizações, feitos e inteligência. Deixe que seus Irmãos se digladiem. Diga aos quatro cantos do mundo que você é o mais inteligente e esperto, que pode mais e é melhor do que os outros em todos os aspectos.  
  11. Se tiver algum defeito, demonstre-o dentro e fora das reuniões. Assim tudo vai parecer normal e com certeza quando ele for advertido no futuro isso vai parecer algo comum.
Feito tudo isso, prepare-se para fechar as portas do seu Capítulo.

 É sem dúvida seu mais que merecido destino!

*Adaptado do texto “Como Criar um Delinquente: Onze Regras fáceis” ,elaborado pelo Departamento de Polícia do Texas – EUA.
 
 
Texto de Carlos Crêspo