O congresso Potiguar DeMolay é o maior evento de nossa organização à nível estadual, contando inclusive com a participação de capítulos de outros estados, como já é tradição a presença dos estados da Paraíba e do Ceará.
Este é o momento em que todos os olhos estão voltados para um só lugar, onde todos se reúnem, para durante três dias traçarem novas metas e acima de tudo, recordar o ensinamento mais importante da nossa Ordem: o companheirismo.
Cada capítulo apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos adquirem experiência e, ao mesmo tempo, são tomadas importantes decisões para o desenvolvimento da ordem nos próximos doze meses. É essa integração anual que fortalece a ordem e o circulo de amizade e troca de idéias.
Capítulo Anfitrião
Fundado em 24 de Abril de 2002 e instalado em 03 de Novembro do mesmo ano, começa a gloriosa jornada do Capitulo Príncipe do Agreste nº 533 sendo patrocinado pela Loja Maçônica São José nº14 que sempre foi um grande apoio para o nosso capítulo. Tivemos como o nosso primeiro Mestre Conselheiro o irmão, hoje sênior, Rafael Soares que é um nome de grande destaque em nosso capítulo. Os resultados do nosso trabalho começaram aparecer no nosso estado e tivemos o primeiro Mestre Conselheiro Estadual, do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para Republica Federativa do Brasil, o irmão Daniel Senra que exerceu esse cargo com bastante dignidade e trabalho.
Tivemos também tempos difíceis, mesmo assim com alguns problemas não nos deixamos ficar abatidos e juntos conseguimos dar a volta por cima. O capitulo Príncipe do Agreste já foi responsável por alguns eventos, como encontro de lideres, simpósios ritualísticos e entre outros. E em 2012 sediaremos o maior evento a nível estadual da Ordem DeMolay o XXIII CEOD – RN, aceitamos o desafio e com todo o trabalho e esforço realizaremos um ótimo CEOD.
Cidade Sede
O aldeamento que deu origem ao município, por volta de 1630, já era citado nos relatórios da Capitania do Rio Grande do Norte como dos mais antigos e populosos. Existiam na capitania cinco ou seis aldeias, totalizando 750 índios. Os primeiros habitantes foram Tupis e, provavelmente, Cariris. A principal aldeia chamava-se Mopebu.
No final do Século XVII o aldeamento, com vida social em via de organização foi entregue aos frades capuchinhos, que ali se conservaram até 1762. Com a instalação da Vila de São José do Rio Grande, em homenagem ao príncipe D. José Francisco Xavier, filho de D. Maria I, os administradores civis assumiram a direção do povoado.
O distrito foi criado por alvará de 3 de julho de 1788, e o município, com a denominação de São José, por alvará de 3 de maio de 1758, confirmado pela Carta Régia de 14 de setembro do mesmo ano. A instalação ocorreu em 22 de fevereiro de 1762. A Lei Provincial 125, de 16 de outubro de 1845, elevou a sede municipal à categoria de cidade, com o nome de Mipibu. Dez anos depois, passou a São José de Mipibu. Na divisão administrativa de 1911, o município, com a denominação de São José de Mipibu, figurou apenas com o distrito-sede, situação em que permanece.
O CEOD-RN acontecerá em São José do Mipibu, Rio Grande do Norte nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2012. Faça sua inscrição AQUI.