A Academia Brasileira DeMolay de Letras (ABDL) foi criada em 2010, pelo SCODRFB, com o intuito de difundir a cultura e as letras no âmbito da Ordem DeMolay e congregar os demolays que se dedicam às letras em geral. Anualmente ocorre, a nível nacional, o concurso literário Jacques DeMolay, que, a partir deste ano, premiará somente o primeiro colocado com o título de acadêmico da ABDL, assim será até completar o número máximo de ocupantes da academia: quarenta.
O edital do III Concurso Literário Jacques DeMolay já está disponível na área restrita do site do Supremo Conselho (Restrito > Download > Supremo Conselho > ABDL). As inscrições se iniciam na próxima terça-feira, 05 de fevereiro, estendendo-se até o dia 15 de maio. O resultado será conhecido na cerimônia de abertura do IX CNOD, em Manaus-AM. O irmão ou tio maçom deve acessar o site do Supremo Conselho e enviar o texto conforme os padrões indicados no edital (arquivo em Word,máximo de 1.500 palavras, fonte Times New Romam, tamanho 12, espaçamento simples)
Podem participar demolays, sêniors demolays e tios maçons que estejam regulares com o Supremo Conselho. O texto deve envolver a Ordem DeMolay, direta ou indiretamente, utilizando qualquer gênero literário (conto, poesia, crônica...) assim formaremos, aos poucos, uma literatura demolay disponível para os trabalhos capitulares.
Atualmente, a ABDL conta com nove membros, são eles: Eduardo Raslan (MS), Rodrigo Anjos (MG), Rogério Laguna (MG) – ambos membros fundadores. Carlos Crêspo (PB), Gills Lopes (PB) e Ronaldo Castange (SP) – ambos vencedores do I Concurso Literário. Rafael Primus (PR), Lucas Richter (RN) e Émerson Gontijo (MG) – ambos vencedores do II Concurso Literário.
Então, o que está esperando para ser o décimo imortal da ABDL? Lápis e papel na mão e escreva sobre algo que todos nós conhecemos bem: A Ordem DeMolay!
Boa Sorte a todos.
Lucas Richter de Oliveira Dantas
Past mestre conselheiro do Cap. Príncipe do Seridó nº04
Membro da Academia Brasileira DeMolay de Letras