segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aviso de reunião

Comunicamos a todos os irmãos que na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, às 19:00, acontecerá um ensaio do Grau. Comunicamos também que na próxima terça-feira, dia 01 de maio, às 19:00, acontecerá uma Reunião Administrativa. Ambas na Loja Maçônica Regeneração do Seridó. Pedimos a presença de todos e chegar com antecedência. 
atenciosamente,

comissão de avisos

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ordem DeMolay se desenvolve no Peru

Com Informações da Comissão de Relações Internacionais

A Ordem DeMolay na República do Peru possui apenas dois Capítulos, mas desenvolve um vasto programa de união entre os jovens membros com as Lojas Maçônicas, bem como de filantropia nas regiões onde funcionam. Esse país tem entre suas fronteiras outros Estados que também têm a Ordem DeMolay, a exemplo do Brasil e da Bolívia, a leste. O país está geograficamente dividido em 25 regiões e uma província, a de Lima, as quais equivaleriam aos estados brasileiros, porém a Ordem DeMolay está presente na capital Lima e na província de Callao.

A Ordem chegou quando da instalação do Capítulo Concordia Universal Primax em 15 de novembro de 1997 e este, junto com o Capítulo Jerusalém nº 02, formam a Ordem DeMolay peruana. Em 16 de outubro de 2010, graças a articulações com DeMolays e Maçons dos Estados Unidos e ao apoio do Grão-Mestre da Grande Loja de Maçons Antigos, Livres e Aceitos da República do Peru, recebendo assessoria da Oficialaria Executiva da Bolívia, a Ordem DeMolay peruana conseguiu ser reerguida e reorganizada, tendo o Capítulo Primax sendo reinstalado e o Jerusalém sendo criado.

Os Capítulos são patrocinados pelas Lojas Maçônicas Concordia Universal nº 14 e Lealdade e Superação nº 72, ambas  jurisdicionadas a Grande Loja de Maçons Antigos, Livres e Aceitos da República do Peru. Funcionam na cidade de Lima, capital do país. A proximidade dos Capítulos junto a Grande Loja permite a ambos um crescimento e trabalhos cada vez maiores. Os Capítulos também realizam eventos esportivos e, em equipes, também jogam futebol entre si.

Além de serem diretamente ligados ao Supremo Conselho Internacional/DI, tem um Gabinete Nacional da Ordem DeMolay do Peru e são coordenados por um Representante nomeado pelo DeMolay International para países da América do Sul que não tenham Oficialaria Executiva constituída, sendo estes os únicos Capítulos do Peru devidamente e regularmente reconhecidos pelo SCI/DI. Uma curiosidade é que os colares dos Mestres Conselheiros no Peru, assim como na Bolívia, tem como últimas peças, antes do medalhão, as bandeiras de seus países.





Fonte: SCODRFB

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aviso de reunião

Comunicamos a todos os irmãos que no próximo sábado, dia 28 de abril, às 15:00, na Loja Maçônica Regeneração do Seridó, acontecerá uma reunião ordinária. Pedimos a presença de todos e chegar com antecedência.
atenciosamente,

comissão de avisos

terça-feira, 24 de abril de 2012

NOVIDADE: Doe Sangue RN

     Irmãos, é com muita satisfação e orgulho que, através da secretaria de Ação Social do nosso atual Gabinete Estadual, anuncio a criação da equipe DoeSangueRN. Esta é mais uma iniciativa da Ordem DeMolay Potiguar na constante luta pela salvação de vidas, por meio do tão nobre gesto da doação de sangue.
    Esta ideia foi inspirada em outras campanhas, como é o caso do DoeSanguePB, existente na Paraíba desde janeiro de 2007 e liderada por jovens voluntários, cujo objetivo é o estímulo à doação de sangue através das mídias sociais. De modo análogo, o nosso Estado plantou essa ideia e, desde já, dá início a este trabalho.
     A partir de agora, solicito a ajuda de todos os Irmãos na divulgação das informações publicadas, compartilhando dados, divulgando-os em outras redes sociais e, até mesmo, para anunciar possíveis casos de pessoas que estão precisando de sangue com urgência. Portanto, esse trabalho não é apenas da equipe, mas, sim, de todos nós.
     Finalmente, asseguro-vos da rica e forte participação de nosso Estado em eventos futuros em prol da doação de sangue. Espero que esta jornada garanta a representação consolidada do Rio Grande do Norte nesses eventos, através de nossa tão brilhante Ordem DeMolay.
 
Sigam o twitter: @DoeSangue_RN.
 
 
Fonte: Gabinete RN

Capítulos terão espaço no CNOD

Seu Capítulo gostaria de mostrar para todo o Brasil as atividades que tem realizado ao longo dos últimos meses? Foi pensando nisso que a Comissão Organizadora do VIII Congresso Nacional e o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil decidiram montar apresentações com imagens dos trabalhados realizados por Capítulos, Castelos e Priorados de todo o país. Para participar, basta encaminhar as fotos para o e-mail ascom.scodrfb@gmail.com com o assunto “Meu Capítulo no CNOD”.

Será reservada uma área especial para que as imagens sejam divulgadas no Congresso, que acontece entre os dias 27 e 29 de julho em Belo Horizonte (MG). As expectativas iniciais dão conta de que o VIII CNOD atingirá números surpreendentes, uma forma incrível de mostrar para todos o que a Ordem DeMolay tem feito pelos rincões brasileiros.

Quanto mais fotos você encaminhar, maior o número de imagens do seu Capítulo divulgadas no CNOD. O prazo termina no dia 20 de junho, pouco mais de um mês antes do Congresso que promete ser um dos maiores eventos da história a Ordem DeMolay no mundo. Não perca tempo, envie desde agora o e-mai "Meu Capítulo no CNOD" para ascom.scodrfb@gmail.com.


Fonte: SCODRFB

segunda-feira, 23 de abril de 2012

2ª Edição da Revista Eletrônica GabineteRN

Saudações, irmãos, tios e amigos da Ordem DeMolay Potiguar,

O Rio Grande do norte vê atualmente a conclusão de mais uma Gestão do Gabinete Estadual, para coroar tal acontecimento, estamos apresentando mais uma edição do informativo digital idealizado pela Gestão "palavras movem pessoas, exemplos arrastam multidões.".

É com muito orgulho que apresentamos a 2ª edição da Revista Eletrônica do GabineteRN.

Boa leitura!

Paulo Rafael Chaves Mesquita
Mestre Conselheiro Estadual

Herisson Bezerra
Secretário Estadual de Comunicação e Marketing

Veja nossa Revista Eletrônica AQUI



Fonte: Gabinete RN

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aviso de reunião

Comunicamos a todos os irmãos que no próximo sábado, dia 21 de abril, às 15:00, na Loja Maçônica Regeneração do Seridó, acontecerá uma reunião ordinária. Pedimos a presença de todos e chegar com antecedência.
atenciosamente,

comissão de avisos

Dois textos encerram o projeto Cavaleiros do Conhecimento

Previstos para o mês de abril, os últimos dois textos do projeto Cavaleiros do Conhecimento foram publicados nesta sexta (20) na área restrita do portal DeMolay Brasil (Material de Apoio > Cavaleiros do Conhecimento) para finalizar o programa desenvolvido pelo Gabinete Nacional para dar diretrizes as reuniões dos Priorados brasileiros. Segundo João Gabriel, Mestre Conselheiro Nacional, a ideia do projeto é dinamizar as reuniões entre da Ordem de Cavalaria, gerando discussões entre os membros.

“A Cavalaria é dedicada ao aprofundamento do conhecimento, exclusivamente, sendo assim, o Gabinete Nacional contribui para tal”, destaca João Gabriel. A liderança juvenil lembra ainda que o projeto é também uma alternativa para participar do Concurso Literário Jacques DeMolay, desenvolvido pela Academia Brasileira DeMolay de Letras (ABDL). Com a inscrição de textos no Cavaleiros do Conhecimento, os DeMolays estão automaticamente inscritos no programa da ABDL, uma parceria com o Gabinete Nacional.

O prazo para remessa de textos, entretanto, está prestes a chegar ao final, no próximo dia 14 de meio. “O concurso é uma maneira de ter o trabalho reconhecido nacionalmente”, comenta o Mestre Conselheiro Nacional. As produções devem ser encaminhadas para o e-mail conhecimento@demolaybrasil.org.br. Outras informações podem ser encontradas no documento do Gabinete Nacional que apresenta o programa, a Resolução nº 006, disponível na área restrita.


Fonte: SCODRFB

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Priorados ganham material para estudo

O lançamento das Sublimes Ordens não cessou os investimentos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil na Ordem de Cavalaria. Tanto que a Comissão responsável lançou, em menos de uma semana, o primeiro Manual para Estudo e Preparação da Ordem do Pacto Secreto e as duas primeiras edições das Supremas Instruções, agora direcionadas para Priorados de todo o Brasil.

Segundo a Comissão, o manual contém estudos históricos, interpretações filosóficas e respostas para as perguntas mais frequentes entre os Cavaleiros da Ordem do Pacto Secreto. Este material, entretanto, está disponível apenas no site específico da Cavalaria, na área restrita correspondente.

No caso das Supremas Instruções, as duas primeiras rememoram informações básicas para Priorados, como informações do seu funcionamento e também sobre o uso de malhetes pelos Ilustres Comandantes Cavaleiros. Esses documentos estão disponíveis também na área restrito deste site, na seção Supremas Instruções da Cavalaria.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cavalaria@demolaybrasil.org.br.


Fonte: SCODRFB

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Brasil tem Mestre Conselheiro Internacional Honorário


 Para a surpresa da maioria dos presentes, durante a cerimônia pública do Capítulo Campo Grande na noite do sábado (14), o Mestre Conselheiro Internacional, Max Shoemaker, entregou o título de Mestre Conselheiro Internacional Honorário ao Mestre Conselheiro Nacional brasileiro, João Gabriel. Com grande espanto, a jovem liderança brasileira ficou sem reação durante os primeiros momentos após a concessão do reconhecimento.

“Não esperava”, resumiu João Gabriel, que momentos antes havia sido surpreendido com a presença dos pais, que saíram do interior de São Paulo para Campo Grande, acompanhar a homenagem ao filho. Durante a realização da Cerimônia das Flores, o Mestre Conselheiro Nacional se emocionou ao lembrar que, durante seu período na função, resta pouco tempo para visitar os pais e curtir a família.

De acordo com o jovem Shoemaker, o reconhecimento foi pela primeira vez entregue no Brasil, fato destacado pelo Grande Mestre Nacional, Ederson Velasquez, em sua fala. Mesmo passados alguns minutos após ter recebido a homenagem, João Gabriel falou pouco e agradeceu às pessoas que colaboram com o Gabinete Nacional e com o Supremo Conselho.

Homenagens aos visitantes
Os norte-americanos foram homenageados com medalhas de reconhecimento pelo Grande Conselho Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul e pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Em sua fala, o Grande Mestre Nacional chegou a brincar por uma das homenagens não poder ser feita ao Past Grande Mestre Intenrnacional, Greg Kimberling, que é amigo do Brasil e tinha sido homenageado com a mesma medalha anteriormente.

Velasquez foi enfático ao agradecer a participação dos visitantes do DeMolay Internacional nas atividades DeMolays no Brasil e entregou uma placa agradecendo pelos visitantes manterem viva a ligação entre DeMolay Internacional e DeMolay Brasil.


Fonte: SCODRFB

domingo, 15 de abril de 2012

DeMolay Internacional encerra visita pelo Brasil

Nove dias após desembarcar no Rio de Janeiro, a comitiva do DeMolay Internacional, formada pelo Mestre Conselheiro Internacional, Max Shoemaker, Stanley Shoemaker, pai da jovem liderança, e Greg Kimberling, Past Grande Mestre Internacional, retorna aos Estados Unidos na noite deste domingo (15). A última grande atividade com os visitantes foi o início das comemorações do aniversário de 30 anos do Capítulo Campo Grande nº 10, na noite do sábado (14), quando foram prestadas homenagens aos visitantes e as lideranças nacionais brasileiras.

Em cerimônia pública festiva, os jovens do Capítulo Campo Grande receberam os norte-americanos e visitantes de diversos estados brasileiros, boa parte deles integrantes da equipe liderada pelo Grande Mestre Nacional, Ederson Velasquez, e que constrói o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. O evento foi marcado por lembranças do trabalho realizado pelo Capítulo ao longo de seus quase 30 anos de existência – a célula da capital foi a primeira semente da Ordem DeMolay em terras sul-mato-grossenses.

Segundo Max Shoemaker, a experiência de uma semana no Brasil foi uma das mais incríveis de sua vida, destacando a hospitalidade do povo e dos DeMolays brasileiros. A jovem liderança internacional e os demais visitantes levam na bagagem boas lembranças e presentes típicos da região pantaneira, como representações de um tucano, uma piranha e da brasileiríssima onça pintada.

Antes de embarcar para as conexões dentro do Brasil, a comitiva ainda teve tempo, no início da manhã deste domingo para acompanhar de perto uma atividade filantrópica desenvolvida pelos jovens de ordens paramaçônicas, enre elas a Ordem DeMolay, na Cidade da Saúde, também em Campo Grande.


Fonte: SCODRFB

Entrevista do Mês

Entrevista do mês é mais um dos projetos do Gabinete Estadual do RN "Palavras movem pessoas, exemplos arrastam multidões" e propõe-se a entrevistar irmãos e tios do Rio Grande do Norte, em um jogo rápido de 5 perguntas sobre diversos assuntos, sempre fazendo uma relação com a Ordem DeMolay.


3º ENTREVISTADO - WAGNER CUNHA (MARÇO DE 2012)
 
 
 
INTRODUÇÃO (Um pouco sobre o irmão entrevistado)
Chamo-me Wagner Lopes da Cunha, nascido e criado em Caicó, a mais bela cidade do Seridó, no já distante ano de 1976. Contador por formação, bancário por profissão, leitor compulsivo, apaixonado por astronomia, aprendiz de enólogo, um defensor arraigado do ensino público gratuito, laico e de qualidade, e por fim, mas não menos importante, um idealista incorrigível.
 Sou egresso do nosso sistema de ensino público, ex-aluno do Curso de Ciências Contábeis da UFRN, campus de Caicó, onde também cursei pós-graduação. Aventurei-me algum tempo depois no Curso de Filosofia da UERN, polo Caicó, que infelizmente não cheguei a concluir devido as minhas atividades profissionais.
Meu primeiro contato com a Ordem deu-se em 1992, através do irmão Rilvânio Alves, então colega de classe no Centro Educacional José Augusto. Por motivos outros, não me foi possível iniciar naquele período, fato que só ocorreu em 09/05/1993, um dia das mães, através do já saudoso irmão MC Luís Augusto Santiago Neto.
Durante minha trajetória como ativo, ocupei poucos cargos e funções, sendo as principais: 1º preceptor, tesoureiro, escrivão (algumas vezes), mestre de cerimônias, 1º conselheiro e mestre conselheiro. No Convento, hoje Priorado, Nobres Cavaleiros Potiguares, assumi, basicamente, a função de protocolista durante um longo período.
Em 1998, por convite do Tio Santiago, iniciei na Loja Maçônica Frank Shermann Land, aqui em Caicó, loja formada, na época, apenas por seniores DeMolay.
Participei do Conselho Consultivo do Príncipe do Seridó durante alguns anos após minha maioridade e também como secretário da antiga Oficialaria Executiva, por convite do irmão Joaquim Aprígio Neto, mas com crise ocorrida no SCODB, dei um pequeno intervalo em minhas atividades, retornando algum tempo depois na função de OE da 3ª. Região.
Algum tempo depois, recebi convite para compor chapa com o irmão Kleber Cavalcante na função de GME Adj., e por fim, no ano de 2009, eleito Grande Mestre Estadual, ápice de minha “carreira”.
Bem, basicamente, é isso.
 
 
PERGUNTAS

1 - O Tio teve a oportunidade de conviver com grandes nomes da ordem, simplesmente por ter sido iniciado no primeiro capitulo do Rio Grande do Norte e o quarto do País, como era a relação com essas pessoas que tanto contribuíram com nossa instituição?
R – Incorrendo no perigo de cair em redundância, os grandes nomes de nossa ordem são os mesmos que outros irmãos já citaram aqui. Porém, antes de nominá-los, devo confessar que me foi um privilégio conhecer uma parte dos homens, aliás, não só homens, mas mulheres também, que ajudaram a construir e sustentar nossa ordem durante seus primeiros anos.
Para começar, temos o Tio Mansur e a Tia Célia, sua esposa, duas pessoas extremamente empáticas, atenciosas e importantes para nossa história, já que foi o tio Mansur que trouxe a Ordem para o país. Outro nome tão importante quanto Mansur, mas pouco lembrado, o do Tio Wilton Cunha, GSN do SCODB durante muitos anos, um batalhador incansável e grande entusiasta DeMolay, sem ele, a Ordem não teria o mesmo brilho, todos temos uma grande dívida de gratidão para com esse abnegado maçom.
Localmente, temos inúmeros tios/irmãos que mereceriam ter seus nomes aqui lembrados, mas por uma lógica impossibilidade vamos citar aqueles com quem tivemos mais contato: tio Santiago e tia Joana, sua esposa, seria preciso um volume inteiro para discorrer sobre os feitos e realizações desse casal, que desde antes de conhecerem a ordem já contribuíam com a juventude através do trabalho com as Aldeias Infantis S.O.S. e outras entidades existentes aqui na região. A eles, devemos a criação, expansão e consolidação da Ordem DeMolay em solo potiguar. No oeste, temos Manoel Dino Filho, Josué Pedrosa, José Wilson, que exerceram cargos de delegado e/ou OE durante os anos mais importantes de nossa instituição. Já no leste, temos o tio Edilson Nunes, também delegado naquela região, outro abnegado que muito contribuiu para nosso crescimento.
Enfim, esses foram, muitas vezes, o porto seguro a quem nossos Capítulos e DeMolays recorriam quando a necessidade assim exigia. A eles, devemos todo nosso apreço.
 
2 – A Ordem DeMolay é um reflexo de nosso macro sistema, muitas vezes quanto mais dentro da “máquina” de nossa instituição estamos, mais percebemos o quanto nós cometemos os mesmos vícios que aqueles que criticamos tanto cometem. O mundo carece de mais pessoas que lutem pelo correto e combatam o errado. Diante disso, comente acerca desse reflexo e sobre a carência de pessoas que lutam em prol do correto.
R - Qualquer instituição é, sem sombra de dúvida, o reflexo de seus membros. Com DeMolay isso não poderia ser diferente. Ao iniciarmos indivíduos ou ao trazermos líderes adultos para nosso meio, também trazemos suas histórias de vida, sua bagagem cultural e sua forma de ver o mundo.
 Algumas vezes, seja por escolhas mal realizadas ou por displicência colocamos em nosso meio pessoas que nem sempre contribuem de forma positiva para nosso progresso e que, muitas vezes, agem de forma totalmente contrária ao que preceituamos. No entanto, são uma minoria. O processo de correção de erros é longo, vícios não são remediados em pouco tempo. O que precisamos é que os bons continuem e que não esmoreçam diante das adversidades e com seus exemplos ensinem o que é correto e o que de bom tem nesse mundo.
   O egoísmo, o individualismo, a sanha de vencer a qualquer custo, esses são os problemas a serem combatidos para que as pessoas lutem em prol da evolução, lutem para melhorar o mundo e não para destruí-lo. Espero ter respondido a pergunta.
 
3 - Sobre os exemplos presenciados na Ordem DeMolay. Qual deles mais lhe marcou profundamente?
R – O que relatarei aqui não é necessariamente um exemplo, creio que seja mais uma lição ou algo do gênero, mas está marcado em minha mente profundamente e é o que me veio nesse momento. Alguns anos atrás, retornando de uma viajem a Apodi, eu, tio Joaquim e tio Santiago, nós paramos em uma cidade próxima a Caicó para comprar água. Enquanto os tios bebiam, eu aproveitei e comprei um sorvete. Desembrulhei, comecei a sorver a guloseima enquanto ficava com a embalagem na minha outra mão. Nisso, o pessoal terminou sua água e nada de entrar no carro pra irmos embora. Eu pensava: “o pessoal tá esperando o quê?”, “tô doido para chegar em casa e o pessoal aí de boa!”. Bom, o tempo passou, eu terminei o sorvete e fui até uma lixeira jogar a embalagem vazia, quando eu viro para retornar ao carro, tio Santiago sai com essa: “menino, eu estava só esperando pra saber o que você iria fazer com essa embalagem, queria ver se sua geração está mesmo educada o suficiente para tomar conta desse mundo”. Depois disso, fomos para casa, e eu, ganhei uma lição para o resto da vida: a educação é que faz a diferença.

4 - Por algumas vezes, em debates sobre a Ordem, a vida e diversos outros assuntos, fui questionado em alguns deles sobre a Ordem se parecer muito e até mesmo ser ou não uma religião. Isso tudo em detrimento a vários aspectos, como; possuir um Ritual, ter encontros, passar ensinamentos sobre Deus, ter uma "doutrina", dentre tantos outros aspectos. Comente sobre esses aspectos e faça suas considerações sobre este tão tradicional questionamento.
R - Realmente, eis um assunto que parece não esgotar-se, mas que já deveria ser ponto pacífico entre nossos membros.
Apesar de, aparentemente, termos elementos que são comuns à religião, estamos longe disso. Para começar, o que é religião? Em termos simples, a religião é um conjunto de hábitos, procedimentos, doutrinas etc. que tem por fim a “re-ligação” com o divino, fundamentalmente calcados em preceitos metafísicos, ou seja, além do mundo humano. Outros elementos comuns às religiões são: os mitos cosmogônicos (a criação do mundo), a queda do homem (o pecado), a remissão do pecado, a salvação, o hierofante etc. Quais desses elementos estão presentes na Ordem?  Temos rituais? Sim, temos, mas um ritual é apenas um conjunto de palavras, formalidades e codificações comuns aos mais diversos ramos da atividade humana. Lembrem-se: Os propósitos dos rituais são variados. Eles podem servir tanto para fins religiosos como para o estabelecimento de laços sociais. Os outros pontos apresentados também não compõem elementos intrínsecos a religião, eles são comuns a qualquer empreendimento humano desde que tivemos consciência de nós mesmos ou, em nosso caso, são valores próprios que nossos fundadores transferiram para nossa Ordem de forma consciente ou não, e aí entram as suas crenças pessoais.  Sim, somos religiosos em alguns princípios, mas definitivamente, estamos longe de sermos uma religião.
 
5 - O que é a Ordem DeMolay para você?
R – Meus caros, eis uma pergunta realmente difícil de ser respondida. É uma instituição de múltiplas facetas e que pode ser vislumbrada das mais diferentes formas.
Particularmente, a vejo como complemento para a vida, uma espécie de escola de educação social.
A família molda nossos aspectos mais íntimos, oferecendo a primeira e mais importante educação de nossas vidas, aquela que constituirá a base de nosso caráter. Já a escola, essa nos proporciona uma educação formal, nossas primeiras letras etc. em suma, uma educação acadêmica. Mas a Ordem DeMolay nos proporciona algo mais, através dela nós podemos interagir com a sociedade que nos cerca, conhecer as necessidades de pessoas infinitamente menos afortunadas que nós, e por ela, podemos mitigar problemas que envolvem todos nós, permitindo enxergarmos o quanto precisamos uns dos outros.